A promoção da saúde em saúde infantil tem ênfase na prevenção e visa empoderar as famílias para que se tornem o principal vector de bem-estar e de promoção de hábitos de vida saudáveis das suas crianças.

Em saúde infantil como em qualquer outra área, ter uma visão holística do paciente – neste caso a criança, um ser único, inserido numa família, numa cultura, numa comunidade – é essencial para possamos de facto colocar em prática um conjunto de medidas e acções que visem empoderar os cuidadores directos, e assim garantir que estes têm autonomia, conhecimentos, responsabilidade e confiança suficientes para tomar decisões e fazer escolhas saudáveis e adequadas à sua família e à sua realidade, garantindo então o bem-estar da criança.

Os cuidadores directos, normalmente os pais, devem ser os principais actores na promoção da saúde dos seus filhos, sendo parceiros dos profissionais de saúde e co-responsáveis na actuação em termos de prevenção e reconhecimento de desvios do padrão normal.

Assim, o meu trabalho como enfermeira, baseia-se na promoção da saúde, através da partilha de informação actual, baseada nas recomendações das principais entidades oficiais que regem o mundo da saúde infantil e da pediatria.

O meu papel passa também por dar ferramentas às mães – e pais – para que possam reconhecer qualquer desvio no padrão de saúde dos seus filhos e saberem quando devem efectivamente recorrer ao pediatra, médico de família ou outro serviço de saúde!

Vou acompanhar-te nesta aventura maravilhosa da maternidade e parentalidade, estando sempre na retaguarda para esclarecer as tuas questões e dar-te as ferramentas essenciais para viveres esta fase com mais serenidade! Sempre que as tuas questões ultrapassem o meu domínio de competências vou encaminhar-te para profissionais que possam intervir de forma mais adequada, como por exemplo, o médico que acompanha o(s) teu(s) filho(s).

Se neste âmbito procuras um acompanhamento individualizado e verdadeiramente centrado nas características e nas necessidades da tua família, então podes contar comigo !